Como votar

Tutorial para Votação

Para votações restritas, é necessário ter em mãos o seu ID de Eleitor e a sua Senha para a eleição, que são encaminhados eletronicamente pelo Sistema de Votação Eletrônica da Universidade Estadual da Paraíba aos endereços eletrônicos (e-mails) das pessoas habilitadas.

Você receberá uma mensagem do Sistema de Votação, semelhante a ilustrada abaixo:

IMG 1 – #PraCegoVer - Nesta imagem é possível ver um e-mail recebido com as seguintes informações: URL da Eleição, ID do eleitor, Senha para acesso à eleição e ainda a indicação do pseudônimo do eleitor, para garantir a privacidade do votante.

Utilize o link recebido no seu navegador e, então, a página de credenciação será exibida:

IMG 2 – #PraCegoVer - Nesta imagem aparece a página inicial de acesso à votação, com espaços para preenchimento do ID do Eleitor e Senha. Abaixo, a opção em vermelho para conectar.

Digite o seu ID de Eleitor e a Senha recebidos em seu e-mail e pressione o botão Conectar. O sistema irá exibir informações sobre a eleição (descrição e instruções), como ilustra a figura abaixo

IMG 3 – #PraCegoVer - Nesta imagem aparece uma caixa de texto com a sequência dos passos a serem seguidos para a votação: 1 marcar suas escolhas; 2 revisar e confirmar suas escolhas, e 3 depositar sua cédula cifrada na urna. Abaixo, o botão vermelho para iniciar.

Para iniciar a votação, pressione o botão Iniciar. Você pode sair a qualquer momento do sistema ao pressionar o link [Sair]. A votação é formada pelo menos por uma questão e é apresentada como a seguir:

IMG 4 - #PraCegoVer – Nesta imagem tem a cédula de votação em si. No topo tem a pergunta “Qual destes é o melhor candidato?”. Abaixo aparecem opções de múltipla escolha, de acordo com a quantidade de candidatos da eleição. Encerrando, no canto direito, a opção em vermelho de próximo passo.

Ao responder todas as questões, o sistema irá exibir a sua cédula de votação com as questões e opções selecionadas, como ilustra a figura abaixo:

IMG 5 - #PraCegoVer – Esta imagem mostra o segundo passo da votação, com a possibilidade de revisar a cédula de votação. Tem a opção em vermelho para alterar, e mais abaixo, no canto esquerdo, também em vermelho, o botão de próximo passo.

Pressione no link [Alterar] para alterar a questão que você deseja. Certifique-se das opções escolhidas e, caso deseje confirmar sua votação, pressione o botão Próximo Passo

Enviando sua cédula

A criptografia é realizada pelo seu navegador. Assim, ao criptografar sua cédula, o sistema irá emitir um código identificador, como ilustra a tela abaixo:

IMG 6 - #PraCegoVer – Nesta imagem tem o terceiro passo da votação, mostrando que a cédula está cifrada e pronta para ser depositada na urna. Mostra o código de rastreio da cédula de votação e na parte inferior esquerda da imagem, tem a opção depositar cédula na urna, em destaque vermelho.

O Sistema de Votação da UEPB não relaciona você com as opções escolhidas, preservando o sigilo do seu voto. Caso ache necessário, Guarde essa informação para confirmar sua votação no futuro. Antes de enviar o seu voto, você pode auditá-lo. Veja a seção Auditando sua cédula abaixo. Para enviar sua cédula, pressione o botão Depositar Cédula na Urna. O sistema então informa que a cédula foi enviada e registrada:

IMG 7 - #PraCegoVer – A imagem traz a mensagem de confirmação do voto, apresentando o código de rastreio da cédula e com o alerta para que o eleitor desconecte e feche o navegador.

Você receberá uma mensagem notificando sobre o registro do seu voto:

IMG 8 - #PraCegoVer – A imagem traz a mensagem enviada automaticamente pelo sistema de votação para o e-mail do eleitor, confirmando que o voto foi depositado com sucesso. Ainda tem o link de acesso direto para o voto, o código de confirmação e o pseudônimo do eleitor.

Clicando no link o sistema exibirá o seu código de identificação, o seu pseudônimo, e a eleição na qual o voto foi computado.

Antes de enviar sua cédula, você pode auditar a criptografia utilizada. Entretanto, você terá que criptografar novamente, pois na cédula auditada, a criptografia é verificada e os votos são expostos. As cédulas auditadas não são utilizadas na contagem dos votos, mas apenas para certificar que a votação está correta. Sua cédula não será identificada preservando o seu anonimato.

IMG 9 - #PraCegoVer – A imagem traz a fase final da votação, com destaque para a possibilidade de auditar o voto, no lado direito da imagem.

Para auditar sua cédula, ao invés de enviar o seu voto, pressione o link Auditar e o sistema exibirá uma explicação antes da auditoria: Para confirmar a auditoria, pressione o botão Verificar codificação. O sistema então exibirá a seguinte tela:

IMG 10 - #PraCegoVer – A imagem mostra a tela da votação no modo Cédula Auditada. Ela traz um código alfanumérico com informações sobre a auditoria do voto. Na parte de baixo tem duas opções em destaque vermelho: uma para voltar para a votação e a outra para postar cédula auditada no centro de rastreamento.

A verificação é feita em dois passos. Selecione todo o conteúdo do campo e copie. Então pressione o link Verificar Cédula. O sistema irá abrir uma nova janela ou aba do navegador com uma tela semelhante:

IMG 11 - #PraCegoVer – A imagem é a tela do sistema de votação que indica o Verificador de Cédula do Helios. Nela tem espaço para informar a URL da votação e ainda o código da cédula a ser verificada. Na parte de baixo esquerda, tem a opção verificar.

Cole o conteúdo copiado no campo Sua Cédula e pressione o botão Verificar. Se conteúdo e a criptografia estiverem correto o sistema exibir uma mensagem como abaixo:

IMG 12 - #PraCegoVer – Esta imagem apresenta os dados da URL da votação, o código da cédula verificada e a confirmação do que foi votado na cédula auditada. No fim tem a mensagem: Verificação bem sucedida, pronto.

Verifique se as opções exibidas pelo Verificador de Cédulas são idênticas às opções escolhidas. Retorne à página do sistema e envie sua cédula auditada para o servidor, pressionando o botão Postar Cédula Auditada no centro de Rastreamento. O sistema emitirá um aviso lembrando a você que a cédula auditada não será considerada na eleição. Então, pressione o botão Voltar e repita o processo, Confirme o seu voto e o deposite na urna, para garantir que ele seja contabilizado na eleição.

Caso deseje fazer o download do pdf do manual de votação para impressão, é só clicar no link abaixo:

Caso deseje fazer o download da transcrição em áudio do manual de votação, é só clicar no link abaixo:


Perguntas Frequentes