Consuni aprova proposta para realização de processos eleitorais na UEPB na modalidade remota

26 de fevereiro de 2021

Em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira (26), por meio de videoconferência, sob a presidência da reitora, professora Célia Regina Diniz, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovou a proposta que trata da realização dos processos eleitorais internos na Instituição, executados de forma remota. O processo foi apresentado em conformidade à Resolução/UEPB/CONSUNI/0342-2020, que autoriza eleições remotas para os Centros de Ensino, a partir de um Plano de Ação apresentado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

A proposta foi relatada pela conselheira Pollyanna Xavier, pró-reitora de Planejamento da Universidade, que deu parecer favorável e ressaltou que o Plano de Ação tem por finalidade definir estratégias e datas para a realização das eleições dos Centros de Ensino, no ano de 2021, de forma ágil e eficiente. Segundo a relatora, por questões de organização e logística, essas eleições serão divididas em dois blocos, sendo o Bloco I composto por todos os Centros pertencentes ao Câmpus I, e o bloco II que engloba todos os Centros dos demais câmpus.,

O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da UEPB, Carlos Alberto Chaves, explicou que as datas sugeridas pela CTIC preservam a autonomia das Comissões Eleitorais, obedecendo os prazos previstos nos editais. Os conselheiros decidiram postergar por 15 dias as datas propostas no Plano de Ação, bem como as eleições que já estavam com editais publicados, como o Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS) e o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE). A exceção foi a eleição do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) que ocorrerá no dia 4 de março.

As eleições remotas realizadas na Universidade Estadual da Paraíba são organizadas por meio do Sistema de Votação On-line Helios Voting. Este, oferece condições de seguridade e inviolabilidade do voto e do processo eleitoral. A prática dessa modalidade de votação também respeita o Decreto do Governo do Estado da Paraíba, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de regime de trabalho remoto, em razão das medidas temporárias e emergenciais de prevenção à Covid-19.

Ouvidoria
Durante a reunião, o Conselho Universitário também aprovou a indicação da professora Laércia Maria Bertulino de Medeiros como nova ouvidora da UEPB. A professora Laércia é a primeira mulher a desempenhar o papel de ouvidora da Instituição.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução TVUEPB